segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Agradecimentos e Ações


 A Associação de Ideias Ambeintais e Ações Socio Culturais Art 22 ampliou sua rede de ações e intercâmbios através de várias realizações neste ano de 2012, por intermédio dos Projetos Ponto de Cultura Art 22 convenio MinC – SEC/MG em seu 2º ANO foi possível ampliar as ações para as comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombola de Santa Luzia – MG.

Concluimos 2012 almejando novos caminhos e novas experiências capazes de redesenhar nosso cenário territorial, educacional e social. Que possamos através de nossa ARTE criarmos possibilidades concretas de diálogos e realizações com diversos setores da sociedade com a homologação de politicas públicas decentes para a população da qual estamos inseridos, emergindo para todo o planeta uma nova regência que permita o plurarismo e a diversidade cultural.


Projetos e Ações Realizadas no Ano de 2012 pela AIAASCA – Associação de Ideias Ambientais e Ações Socio Culturais Art 22

Projeto Ponto de Cultura Art 22

Oficinas Realizadas

Audio Visual no CaiC e E.E. Tancredo Neves, Bairros Baronesa e Londrina – Santa Luzia – MG
Musicalização na E.E. Padre João Sto. Antonio, Bairro Pinhões – Santa Luzia – MG
Circo Teatro na E.M. Dom Pedro II, comunidade Taquaraçu de Baixo – Santa Luzia – MG

Todas as oficinas contaram com a participação intensa das comunidades envolvidas gerando significativos resultados, a oficina de Audio Visual gerou pequenos videos criados pelos participantes. A oficina de Música, construiu mais de 15 instrumentos musicais e foram feitas apresentações junto a comunidade. A oficina de Circo-teatro montou junto com a comunidade vários trabalhos ligados ao resgate da historia de sua comunidade.

Fóruns CHACARAVANA

Os fóruns tiveram inicio no CaiC – Londrina, que contou com a participação de representantes da UNESCO-Minc, com representantes do Poder Público Municipal e dialogaram sobre o plano municipal de cultura da cidade, tivemos também atividades voltada para a criação do centro cultural parque Ecológico na região do São Benedito.
Na comunidade de Taquaraçu o fórum teve exibição do Pre-Doc Taquaraçu e suas Historias, além de atividades artísticas e recreativas, também tivemos uma grande roda com a comunidade e associações locais sobre a preservação dos costumes local e fortalecimento das tradições existentes.
O fórum na comunidade de Pinhões foi realizado no mês da Consiencia Negra, por se tratar de uma comunidade quilombola abordamos junto aos estudantes da escola sobre a importancia de se respeitar as tradições e costumes tradicionais, tivemos também apresentações de percussão, capoeira, teatro e exibição dos Videos Xadrez das Cores e Pinhões e Cultura feito pelas crianças da comunidade no projeto Aprendiz do Lúdico.

Casa Biriba de Produções

A Casa Biriba de Produções sede da AIAASCA é o ponto de referência e iniciativas que abriga o acervo material da instituição e fomenta encontro dos diversos atores do cenário luziense e RMBH para produções individuais e coletivas, visando disponibilizar o acesso e direitos culturais em transversalidade com todas as áreas dos saberes contemporâneos e tradicionais.

A Casa Biriba de Produções acessorou artistas, grupos e associações locais e da RMBH, foram realizadas acessoria na elaboração de projetos culturais, formalizações institucionais, além de emprestimos de equipamentos digitais, edição de videos ,audios,trabalhos e design gráficos.
A Casa Biriba de Produções também foi em 2012 local de muitas manifestações culturais, tivemos shows e lançamento diversos trabalhos como o Livro Arena Virtual do escritor e compositor Seu Ribeiro e o CD Funk – Se Rock-Se de Tom Nascimento.

Rádio Grio – Nascentes e Veredas

Neste ano junto com a parceria do Instituto Guaimbe e o Pontão de Cultura Nascentes e Veredas de Pirinópolis – GO, os agentes, aprendizes, mestres e mestras ligados ao Ponto de Cultura Art 22, estiveram em Góias em um belo encontro de consolidação da Web – Rádio Griô gerando programas relacionados a cultura popular brasileira, comunidades e mestres.

Pontinhos de Cultura Aprendiz do Lúdico

Premiada pelo MinC pelo edital Pontinhos de Cultura a AIAASCA pontecializou suas atividades ligadas da cultura da infância, percorrendo as comunidades de Santa Luzia – MG, com atividades artísticas, lúdicas, populares e de formação. Proporcionando formações para educadores, professores, gestores e instituições da cidade que trabalham com o público infanto juvenil.
As crianças também se esbaldaram de brincar nas oficinas de Brinquedos e Brincadeiras e Brincando com Midías obtendo como resulto o Documentário Aprendiz do Lúdico gerado no final das atividades. Foi promovido no final um belo encontro de Brincantes, realizado no Solar da Baronesa em Santa Luzia -MG.


Além das atividades citadas acima a AIAASCA desenvolveu ainda os Projetos Moça Rosa Rio mbique – Tradições da Guarda de Moçambique N. S. da Guia, Gravação do DVD CAWUCO – Grupo Alvorada Pé Vermei, Projeto Festejo Boi da Rede – Festa do Boi da Rede na Lapinha da Serra – Santana do Riacho – MG, todos eles premiados pela FUNARTE no Edital Microbacia do Rio São Francisco 2012.

A AIAASCA também desenvolveu em Parceria o Projeto Macuco " Um pássaro que reaprende a voar"Prêmio Tuxaua - Minc que foi realizado em alguns pontos de cultura de Minas Gerais e comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha e da cordilhera do espinhaço com o fortalecimento da presença feminina nas comunidades. Desenvolvemos ainda articulação junto ao Projeto o Saber Popular na Cordilheira do Espinhaço que culminou na aprovação FEC-MG para a realização em 2013 do II Seminário do Saber Popular – Encontro dos Povos do Espinhaço.


Agradecemos a todos os amigos, parceiros, associados, apreciadores críticos e contribuidores do Art 22 pela viabilização das significativas ações desenvolvidas pela AIAASCA, e que no próximo ano estejamos juntos emanando boas energias e vibrações para o mundo.


AIAASCA.

Quem sou eu

Minha foto
Associação de Ideias Ambientais e Ações Sócio Culturais Art.22 cnpj: 08.680.474/0001-33

Contato

Rua João de Sá, 551, Conjunto Cristina C - Sta Luzia / MG CEP: 33.110.210

fone: +55 (31) 3636-8676

email: aiaasca.blogspot.com