sábado, 8 de outubro de 2016

IIº ENCONTRO DOS POVOS DO ESPINHAÇO


Encontro de mestres, agentes de cultura, arte e meio ambiente de comunidades, coletivos e entidades sociais que reconfiguram a cultura imaterial no Bioma da cordilheira do Espinhaço em Minas Gerais.

• ATIVIDADES MOBILIZADORAS ANTECEDENDO O EVENTO

Atividade: Visita aos Mestres de Cultura da Lapinha da Serra e exibição de filmes.
Local: Lapinha da Serra (Santana do Riacho / MG).
Data: 07 de outubro.

Atividade: Travessia Lapinha – Tabuleiro. Vivências holísticas e artes primitivas. Com Thiago Araújo – antropólogo e artista cênico. Conversa sobre o viver ambiental dos povos nativos, com o Sr. Zé da Olinta, morador do alto da Serra.
Local: Trecho entre Lapinha da Serra e Tabuleiro, com parada na casa do Sr. Zé da Olinta.
Data: Saída no dia 8 de outubro e chegada no Parque Ribeirão do Campo (Tabuleiro) no dia 09 de outubro.

Vivência: A Dança das Plantas - caminhada e identificação de plantas entre danças e narrativas – visita à casa de Dona Lia. Com o Coletivo Raízes do Tabuleiro (Tabuleiro – CMD); participação da bailarina e capoeirista Marilene Rodrigues.
Local: Da vila de Tabuleiro ao Parque Ribeirão do Campo, passando pela casa de Dona Lia.
Data: 09 de outubro, a partir das 13h.

Vivência: Trilha Sonora –Vivência musical em caminhada pelos biomas sonoros de Tabuleiro – Bocaina do Rio Preto. Com Johnny Herno e Gibran Muller.
Local: Tabuleiro – Bocaina do Rio Preto – Parque Tabuleiro.
Data: 09 de outubro, a partir das 9h.

Encontro dos grupos de vivências: rito/arte/brincadeira popular.
Local: Parque Ribeirão do Campo
Data: 09 de outubro, às17h.

Vivência: Visita ao espaço do projeto Museu do Espinhaço. Rodas de diálogo e educação patrimonial para elaboração do Museu do Espinhaço. Atividades – Brincadeiras – Mutirões no Espaço – Mobilização Cultural.
Local: Candeias – Próximo à Igreja da Comunidade.
Data: 11 de outubro, de 10 às 17:00.

• QUARTA-FEIRA – 12/10

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

14:00 às 17:00 – Vivência: O pipiruí no Mato a Dentro, com Daniel de Lima Magalhães.

A partir das 14:00 – Atividade para as crianças:
Apresentação de Circo-Teatro: Circo da Roça, do grupo Circo Miudinho.
Oficina de Brincadeiras Cantadas.

ÉDEN CLUBE – CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO (SEDE)

18:30 – Abertura oficial do evento: Fala de representantes institucionais. Diálogos sobre a Reserva da Biosfera e a cultura imaterial no Espinhaço. Convidados: Miguel Andrade (Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço) e José Moreia (Comissão Mineira do Folclore).

20:00 – Cortejo com a Marujada do Parauninha; Brinquedos de Boi; e Pífanos (Com Daniel de Lima Magalhães e Mestre convidado do Pipiruí do Mato a Dentro) - do Éden Clube até o Mercado Municipal.

MERCADO MUNICIPAL

20:30 – Apresentações Artísticas:

Performance: Cawuca, com Alvorada Pé Vermei.
Performance: Pra quem sabe pingo é letra, com Daniel Othechar.

• QUINTA-FEIRA – 13/10

PARQUE MUNICIPAL RIBEIRÂO DO CAMPO – TABULEIRO

09:00 – Chegada dos participantes, recepção e credenciamento.

10:00 – Cerimônia de abertura do Encontro dos Povos do Espinhaço. Representantes da comunidade Indígena Pataxó de Carmésia; Vilmar Aparecido (Lapinha da Serra - Santana do Riacho); Lucas Henrique – Parque Municipal Ribeirão do Campo (Tabuleiro – CMD).

CAMPO DE FUTEBOL

09:00 às 12:00 – Iniciação ao Reiki, com Uyara Salles e Thiago Santos (Tabuleiro – CMD). Concentração no Campo de Futebol e realização da prática no Poço do Val.

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

14:00 – Roda de oralidade As Vilas do Saber – territórios de memória e tradição. Sr. Juquinha e Dona Lina (Lapinha da Serra); Sr. Bené (São Gonçalo do Rio das Pedras); Professor Moreira (Gouveia / MG - Associação dos Amigos de Gouveia e Presidente da Comissão Mineira de Folclore) Giordane Oliveira (Tapera – CMD); Representante do Iphan; Representante do Iepha; e demais representantes de comunidades tradicionais da cordilheira do Espinhaço. Mediadora: Priscila Borges (Tabuleiro – CMD - mobilizadora da Rede do Espinhaço).

17:00 – Apresentação de grupo de tradição: Batuque da Lapinha (Lapinha da Serra – Santana do Riacho).

20:00 – Apresentações artísticas.

Sarau de Poesia: encontro de poéticas, cantadores e performers.

Performance de dança: Umbadá Ndaka, com Marilene Rodrigues.

Apresentação musical: Vilmar da Lapinha (Lapinha da Serra - Santana do
Riacho).

• SEXTA-FEIRA – 14/10

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

09:00 - Roda de oralidade: Circuito do Rosário pelo Espinhaço – congos e congadas – marujos e caboclos. Participantes: Sr. Lobatu (CMD - Marujada de Candeias); Senhor Chiquito (CMD - Marujada de Parauninha Candeias); Professor Moreira (Comissão Mineira do Folclore); Guerino Pereira (Catopê de Pinhões – Santa Luzia) Rubens Bruno – Associação dos Congados de Nossa Senhora do Rosário do Serro.

14:00 - Roda de oralidade Territórios Quilombolas. Convidados: Sr. Bené (Presidente da Associação de Comunidades Quilombolas de Serro); José Noberto de Jesus (Diretor de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura e Itabira); Sidinei Seabra (comunidade quilombola de Três Barras - CMD).

17:00 – Vivência sobre o tempo: Batismo dos Mortos – Quando os que partiram retornam para contar suas histórias. A transmissão oral e a perpetuação do ser/saber. Mediador: Júlio Jader.

19:00 – Apresentações artísticas:

Espetáculo de contação de histórias: Ilu Ayê, com Lorena Anastácio e Vinícius D Moreira – Trupe Malalô Contadores de Histórias.

Performance cênica-musical: Corpo Oralidade dos Encantados, com Camilo Gan e Cumpadre Carlinhos.

Performance musical: Licença à grande Pausa, com Jonnhy Herno e participações de Daniel Othechar e Gibran Muller.

ESCOLA

09:00 – Vivência: A ludicidade como inventário da tradição. Brincadeiras Tradicionais para despertar a criança interior e as memórias. Convidado: José Faria - Mestre brincante (Santa Luzia).

09:00 – Concentração para a vivência de Comunicação Colaborativa. Pretende reunir fotógrafos, artistas visuais, performers e outros interessados para a criação colaborativa de conteúdos e experimentação no audiovisual. Com Vinicius Moreira - Associação Projeto Presente; colaboração de Hudson Ice Band.

14:00 – Roda de oralidade: Arte, cultura e patrimônio cultural na educação escolar. Convidadas: Grace Alves - educadora patrimonial (Belo Horizonte); Sônia Adão (Incubadora Educação Cultura e Arte); Professoras da Escola de Tabuleiro. Mediadora: Lorena Anastácio, contadora de histórias e educadora patrimonial (Belo Horizonte).

POSTO DE SAÚDE

09:00 – Vivência em Florais de Minas e Bach, histórico, uso e relação dos Florais de Minas com a técnica de Edward Bach. Demonstrativo de flores da região e suas indicações, com Fabiana Mendes (Tabuleiro – CMD).

13:00 – Roda de oralidade: A sabedoria milenar das parteiras, benzederias, raizeiras e curadoras. Convidadas: Dona Maria da Conceição Tomaz (Morro do Pilar); Dona Nenêga, benzedeira (Tabuleiro – CMD); Dona Bia (Tabuleiro - CMD); Dona Zilinha (Tabuleiro – CMD); Maria Lúcia (Barreiro – Jaboticatubas). Mayan Maharishi, terapeuta homeopata (São Gonçalo do Rio das Pedras - Serro). Mediadoras: Coletivo Raízes do Tabuleiro (Tabuleiro – CMD).

15:30 – Vivência: O saber sagrado feminino e os ciclos naturais. Convidados: Círculo de Mulheres de Tabuleiro; Paloma Toche, pedagoga (Lapinha da Serra – Santana do Riacho). Mediadora: Ana Paula Lacerda, Gestalt terapeuta (Belo Horizonte).

PARQUE MUNICIPAL RIBEIRÃO DO CAMPO - TABULEIRO

22:00 – Vivência: Ressurgência dos saberes indígenas – A reconfiguração do saber no Espinhaço a partir do multinaturalismo ameríndio. Representantes da Associação de Iniciativas Ambientais, Humanitárias, Ações Sócio Culturais e Artísticas (AIAASCA); e Grupo de estudos xamânicos Serpente Alada (Tabuleiro).
Obs.: Público restrito – 25 pessoas.

• SÁBADO – 15/10

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

10:00 – Vivência: Ação de salvaguarda da capoeira em Minas Gerais é gingar capoeira. Convidados: Mestre Primo (Grupo IUNA de Capoeira Angola – Belo Horizonte); Mestre Zuim (Santa Luzia); Gercino Alves (Associação de Capoeira Eu Sou Angoleiro – Lagoa Santa).

14:00 - Roda de Conversa: Territórios e Desterritorializações – Dinâmicas da ocupação atual dos povos no espinhaço – as águas - o Rio Doce. Convidados: Professor Bebeto (NESTH); Lourival Andrade (Ibeids); Rogério Sepúlveda (Instituto Urucum); representante da Cáritas Brasil (Conceição do Mato Dentro).

18:00 – Apresentação de grupo de tradição - Candombe da Mata do Tição (Jaboticatubas).

20:00 – Leitura Dramática: Peça A jagunça, do diretor e dramaturgo Ildeu Ferreira. Criação da Flores de Jorge Cia Cênica, com apresentação solo da atriz Michelle Ferreira sob a direção de Ildeu Ferreira.

ESCOLA

09:00 às 12:00 – Vivência: Brinquedos e Brincadeiras, com Mestre Faria (Santa Luzia).

10:00 – Roda de Conversa: Museus e Memória - Conversa sobre a implementação do Projeto Museu do Espinhaço. Participação de representante do Museu da Oralidade (Três Corações).

14:00 às 17h – Vivência Corpo Oralidade dos Encantados. A vivência buscará repassar aos participantes experiências fundamentadas nas linguagens corporais presentes na dança, canto e toques sagrados pertencentes a Deuses africanos e encantados do Brasil. Com Camilo Gan e Cumpadre Carlinhos.

CAMPO DE FUTEBOL

08:00 – Dinâmica de Despertar – Saudação ao Sol. Com Thiago Santos (Tabuleiro – CMD).

09:00 – Roda de Oralidade e Vivência: Os Saberes da Terra – A agricultura como matriz das ciências culturais – educação no campo. Sr. João Lima (Santa Luzia); Bira e Liza – Tribo da Terra (Lapinha do Morro / Morro do Pilar); Euro Caetano e Mayan Maharish (São Gonçalo do Rio das Pedras – Serro). Visita à casa do Sr. Zé Paca e do Marcelo.

14:00 – Encontro de Feiras: Feira do Espinhaço; Feirinha do Tabuleiro; Feira da Lapinha; Feira Raízes do Campo.
Roda de Oralidade: Feiras livres – produtos naturais e economia solidária. Participantes: Sônia Maria Correa e Maria Lúcia Moura (Barreiro – Jaboticatubas) – associadas da Feira Raízes do Campo de Jaboticatubas e representantes da Associação Amanu); Mediadores: Feirantes do Tabuleiro (Tabuleiro – CMD).

21:00 - Apresentação Musical: Pequenas Canções do Sol Lá Dentro, de Bernardo do Espinhaço.

22:30 - Apresentação Musical: Dança de Brinquedos, com o coletivo Alvorada Pé Vermei – Músicas da cultura popular brasileira.

• DOMINGO – 16/09

CAMPO DE FUTEBOL

09:00 – Fórum da Rede do Espinhaço - Encontro dos Pontos e Coletivos de Cultura da Cordilheira. Participação dos Pontos de Cultura: Giordane Oliveira - Ponto de Cultura da Tapera Real (CMD); Adão Prado (Clube de Mães de São Gonçalo do Rio das Pedras); Vinicius Moreira - Associação Projeto Presente; Thiago Araújo – Associação Art22 (Santa Luzia).

10:00 - Feira do Espinhaço + Feira do Tabuleiro.

Recepção aos grupos de tradição: Caboclos de Nossa Senhora do Rosário (Serro); Folia de Reis de Capitão Felizardo (Serro); Brinquedos de Boi.

11:00 – Apresentações Musicais:

Apresentação musical Rapadura Cósmica, de Estevam Storck.

Apresentação musical no Balaio do Pio, do artista Black Pio.

Apresentação musical do coletivo Us Mininu do Tabuleiro.

Palco aberto.

PRAÇA/TEATRO/IGREJA

13:00 – Cortejo dos grupos de tradição por toda a comunidade. Caboclos de Nossa Senhora do Rosário (Serro); Folia de Reis de Capitão Felizardo (Serro); Brinquedos de Boi.

14:30 - Cerimônia de encerramento.

17:00 – Saída das caravanas de lua cheia. Ahooo boa viagem!!

• DURANTE TODO O EVENTO

Estúdio Móvel - Projeto do Ponto de Cultura Museu da Oralidade. Será montada uma estrutura de gravação musical a céu aberto com o intuito de gravar uma canção envolvendo integrantes do grupo Balaio de Minas e mestres e aprendizes participantes do Encontro.

Cine-Espinhaço no anoitecer da Igreja: Filmes com temáticas socioambientais, culturais e artísticas: Exibição do documentário Tança, sobre o quilombo da Mata do Tição, produção da Irmandade Atores de Pândega; Malucos de Estrada, de Rafael Lage; A Bíblia de Pedra, de Lucimar Lima Pacheco; A Sombra de um delírio verde; Enquanto o trem não passa; Guerra dos Cocos; entre outros.

Lugar Lúdico - Espaço Criança: Durante todo o evento acontecerão atividades educativas, culturais, brincadeiras na área do entorno da escola. Oficina de Perna de Pau de Bambu, com Liza e Bira, da Tribo da Terra (Lapinha do Morro – Morro do Pilar)


 Realização:

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO TABULEIRO / ALDEIA IMBIRUÇU – POVO INDIGENA PATAXÓ / ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA LAPINHA / ASSOCIAÇÃO CLUBE DE MÃES DE SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS / ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS AMBIENTAIS E AÇÕES SOCIO CULTURAIS ART22 / ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO MÉDIO ESPINHAÇO / CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL MULTIFINALITÁRIO DO MÉDIO ESPINHAÇO / FUNDAÇÃO CASA DE CULTURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO / ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERRO / ASSOCIAÇÃO DO ROSÁRIO DE NOSSA SENHORA DO SERRO / ASSOCIAÇÃO AMANU / ASSOCIAÇÃO PROJETO PRESENTE / COMISSÃO MINEIRA DO FOLCLORE / COMITÊ ESTADUAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA SERRA DO ESPINHAÇO / FEIRA RAÍZES DO CAMPO DE JABOTICATUBAS / FUNIVALE / PONTO DE CULTURA ART22 / PONTO DE CULTURA DIM DIM DOM / PONTO DE CULTURA DA TAPERA REAL / COMUNIDADE E PONTO DE CULTURA DA MATA DO TIÇÃO / INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO SOCIAL / INSTITUTO URUCUM / INSTITUTO ECO VIDA SÃO MIGUEL / NUCLEO DE ESTUDOS SOCIAIS DO TRABALHO HUMANO – UFMG / REDE CATITU CULTURAL / RELUZ – REDE CULTURAL DE SANTA LUZIA / SAMBA DE TERREIRO / TRIBO DA TERRA
REDE DO ESPINHAÇO


APOIO

 FUNDO ESTAUDAL DE CULTURA
SECRETARIA DE CULTURA DE MINAS GERAIS
REDE MINAS
CONCEIÇÃO DO MATO A DENTRO

Quem sou eu

Minha foto
Associação de Ideias Ambientais e Ações Sócio Culturais Art.22 cnpj: 08.680.474/0001-33

Contato

Rua João de Sá, 551, Conjunto Cristina C - Sta Luzia / MG CEP: 33.110.210

fone: +55 (31) 3636-8676

email: aiaasca.blogspot.com